Ciência com renúncia ao prazo

Foto do autor
Karla Camacho

Se você deseja saber o que significa ciência com renúncia ao prazo, está no lugar certo, pois é exatamente sobre isso que iremos falar neste texto.

Desse modo, se o seu processo ou do seu cliente se encontra com esse status, você saberá quais serão os próximos passos a serem dados daqui para a frente.

Além disso, também vamos tratar sobre:

  • Quem pode renunciar ao prazo?
  • Renunciar ao prazo pode prejudicar o processo?
  • Se não houver renúncia, o que acontece depois de decorrido o prazo no processo? E muito mais.

Sendo assim, não deixe de acompanhar até o final para compreender de vez essa questão.

Ciência com renúncia ao prazo: o que quer dizer?

O que quer dizer renúncia ao prazo em um processo? Significa que o julgador deu um prazo para que a parte vencida entrasse com um recurso e, após a ciência disso, a parte interessada renunciou a esse direito.

Imagine, por exemplo, que você ou seu cliente entrou com uma causa de alimentos, pedindo ajuste no valor da pensão paga pelo alimentante. Então, o juiz dá ganho de causa a você, mas concede um prazo de 30 dias para que a parte vencida entre com um recurso.

Porém, o alimentante renuncia ao prazo para recorrer, o que significa que admite a derrota. É disso que se trata a ciência com renúncia ao prazo.

Ciência com renúncia ao prazo em um processo de aposentadoria

Quer dizer que, em um processo judicial para pedido de aposentadoria, as partes tomaram ciência de que o juiz emitiu um despacho, dando um prazo para que fosse feito algum recurso, mas a parte interessada renunciou a esse direito.

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma causa judicial correndo porque o INSS indeferiu o seu pedido de aposentadoria. Então, a Justiça ordena que o INSS libere o benefício para você, mas dá um prazo para que a autarquia apresente recurso.

Depois disso, o INSS decide deferir o pedido e renuncia ao direito de se opor. Nesse caso, o status da ação seria ciência com renúncia ao prazo aposentadoria.

A renúncia de prazo pelo advogado prejudica o processo?

Não necessariamente. Afinal, a depender do caso, o litígio pode se arrastar por anos, fazendo o querelado gastar muito dinheiro com honorários de advogados e outras despesas.

Sendo assim, admitir a derrota e dar o que o querelante pede, pode ser um caminho melhor do que prolongar a ação. Claro que a renúncia de prazo pelo advogado deve ser uma decisão muito bem pensada, com foco no melhor para seu cliente.

É necessário juntar petição de renúncia no processo?

Sim. Assim que o advogado, juntamente com o cliente, toma a decisão de renunciar ao prazo dado pelo juiz para entrar com recurso, isso deve ser comunicado ao Tribunal por meio de uma petição de renúncia.

Esse documento é protocolado, juntado aos autos e entregue ao juiz, que pode dar sequência e finalizar o processo.

Agora que você já sabe o que é ciência com renúncia ao prazo, fica mais fácil compreender em que pé seu processo está e qual a melhor forma de proceder daqui para a frente.

O que significa renúncia de prazo em um processo?

Significa que a parte não tem interesse em realizar um ato dentro do processo e por esse motivo decide renunciar ao prazo.

Juntada de petição de renúncia de prazo o que significa?

Significa que a parte protocolou uma petição renunciando ao prazo e ela foi juntada aos autos. Ou seja, é um aviso formal ao juízo de que a parte não deseja realizar o ato e por isso o renuncia.

Esse conteúdo foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu Feedback!

14 comentários em “Ciência com renúncia ao prazo”

  1. Belo artigo, pesquisei em vários sites, mas estavam muitos confusos. Parabéns pela forma que foi feito. Esclarecedor e muito sintetizados, com esclarecimento de forma simples.

    Responder
    • aconteceu com o processo do meu esposo também, será que demora pro juiz julgar o meu esposo já vai fazer 65 anos em setembro,e essa causa da aposentadoria já dura quatro anos. obrigada

      Responder
  2. muito bem explicado tirou minhas duvidas pois tenho um processo em andamento e esta nesta fase
    que bom que hoje temos estes esclarecimentos disponiveis

    Responder

Deixe um comentário

Direito e Leis - Todos os direitos reservados. Em caso de dúvidas, consulte a nossa política de privacidade.

Share via
Copy link