O que é carro e moto NP ou FINAN? Há riscos?

Foto do autor
Karla Camacho

Você quer saber o que é carro e moto NP ou FINAN? Então, você veio ao lugar certo, pois vamos explicar com detalhes do que se trata isso. Afinal, não é raro ver essa denominação por aí em anúncios de vendas de carros usados e semi novos, o que pode gerar muita dúvida.

Desse modo, se você está procurando um carro para comprar e se deparou com essas siglas na propaganda, saberá o que significam e o que fazer em relação a isso.

Além do mais, também vamos falar sobre outros assuntos relevantes, como:

  • Comprar carro e moto NP pode me trazer problemas?
  • Esses veículos podem sofrer impedimento de rodar?
  • É possível regularizar a situação desses veículos ou não?
  • e muito mais.

Por isso, continue a leitura até o final e não perca nenhuma informação importante.

O que é Carro ou Moto NP?

Carro ou moto NP são veículos que foram comprados por financiamento e cujas parcelas não foram pagas. Assim, é por isso que se usa a sigla NP, ou seja, são as iniciais de “não pago”.

Em outras palavras, a pessoa que conseguiu a liberação do financiamento para a compra de bem, não pagou as prestações como deveria. Então, essas parcelas se acumularam e agora a situação legal está complicada.

Essas prestações podem não ter sido pagas por diversas razões diferentes. Que vão desde a dificuldade financeira do atual dono até a aplicação de golpes.

Isso porque acontece de pessoas fazerem o financiamento já com a intenção de não pagar as parcelas. Inclusive, há até mesmo casos em que esses veículos são frutos de roubo.

O que é carro NP FINAN?

Carro NP FINAN é o carro comprado por meio de financiamento cujas parcelas não são pagas. Além dessas denominações, existem outras que são usadas para designar veículos nessa mesma condição.

Em plataformas de venda das redes sociais, grupos de WhatsApp, etc, é comum vermos alcunhas como:

  • Pizera;
  • Bambu;
  • Bruxo.

A saber, quando se faz um financiamento, o banco ou financeira empresta o dinheiro para o consumidor pagar pelo bem. No caso aqui, o carro. Então, esse próprio carro é a garantia para o empréstimo.

Sendo assim, quando as parcelas estão em atraso, o débito é com essa instituição financeira que emprestou o dinheiro.

Dessa forma, quando você se depara com um anúncio de venda de carros, motos ou qualquer outro veículo, que contenha essas siglas na descrição, quer dizer que o carro foi financiado, mas as parcelas não foram pagas como deveriam.

Esses veículos NP podem rodar?

Não. Como vimos, os veículos financiados são normalmente utilizados como garantia para o empréstimo. O que significa que a instituição financeira possui um interesse legal sobre o veículo até que se faça integralmente o pagamento.

Então, se as parcelas não forem pagas conforme o acordo, a instituição financeira pode tomar medidas legais para recuperar o valor. E isso pode envolver a busca e apreensão do veículo, moto, etc, e a rescisão do contrato de financiamento.

Em alguns casos, inclusive, isso pode levar à retenção do bem pelos credores, o que impedirá que o proprietário continue a utilizá-lo.

Por exemplo, vamos supor que a empresa credora já acionou a Justiça e esta já emitiu um mandado de busca e apreensão. Então, se você for parado em uma blitz, e os policiais fizerem a verificação da placa, vão constatar que ela está com ordem de retenção.

Dessa forma, eles podem apreender imediatamente o veículo. Pois, aos olhos da lei, você não é o dono dele, mas sim a empresa que cedeu o financiamento. Mesmo que você tenha pago um bom valor por ele e tenha um recibo, de nada adianta.

Comprar carro NP é confiável? Posso ter problemas?

Comprar um carro ou qualquer outro veículo com parcelas não pagas do financiamento não é confiável. Isso porque o dono legal do veículo é a instituição financeira que arcou com os recursos para a compra.

Isso significa que, a qualquer momento, a empresa pode reclamar esse direito. E desse modo, você pode perder tudo o que pagou na compra.

Portanto, você pode sim ter problemas se comprar um carro NP. Afinal, se a Justiça emitir uma ordem de busca e apreensão para o veículo , você não terá como contestar essa decisão.

Visto que, conforme já vimos, aos olhos da lei, você não é o proprietário do bem, e sim a financeira.

Dá para regularizar?

Depende. Afinal, é necessário levar em conta muitas variantes. Como por exemplo, o valor total das parcelas em atraso, ou se já há um processo judicial em andamento para reaver o bem.

Caso isso esteja acontecendo, o processo é diferente. Isso porque não dá para simplesmente pagar a conta e pronto, mas é necessário resolver a questão legal.

De todo modo, é preciso buscar saber junto à revendedora, o banco ou até mesmo com a pessoa de quem você comprou para entender sobre a situação do bem.

Ademais, é sempre essencial fazer a transferência do veículo para o seu nome assim que a compra é realizada.

Dessa forma, você pode negociar o restante das parcelas, por meio de um refinanciamento, por exemplo, de modo a regularizar a situação e poder pagar com tranquilidade.

Na maioria dos casos, após algumas parcelas atrasarem, a cobrança de juros é astronômica, e piora dia a dia. Sendo assim, se houver muitas prestações vencidas, pode se tornar simplesmente inviável pagá-las.

Inclusive, se esse for o caso, uma das coisas que você pode fazer é procurar um advogado para analisar a situação. Isso porque, se a instituição financeira estiver cobrando taxas e multas abusivas, esse profissional pode encontrar meios legais de reduzi-las e facilitar o pagamento.

De todo modo, jamais compre um carro, moto ou qualquer veículo semi novo sem saber a real situação dele. Afinal, você pode vir a ter sérios problemas e prejuízos ao fazer a compra “na confiança”.

Então, agora que você já sabe tudo sobre o que é carro NP ou FINAN, fuja desse problema! Além disso, lembre-se de que procurar um advogado especialista em Direito Automotivo é sempre recomendável, em especial quando se trata da compra de um veículo que não é novo.

Esse conteúdo foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu Feedback!

Este conteúdo é apenas informativo e não substitui o auxílio de um profissional. Em caso de dúvidas, procure sempre um advogado.

Deixe um comentário

Direito e Leis - Todos os direitos reservados. Em caso de dúvidas, consulte a nossa política de privacidade.

Share via
Copy link