Receber esse tipo de documento pode causar muita aflição ou preocupação a quem quer que seja.
Contudo, apesar de assustadora, essa notificação tem como intuito a resolução amigável do problema em questão e pode ser bem mais simples de resolver do que parece.
Então se você é uma dessas pessoas que diz: “Recebi uma notificação extrajudicial, o que fazer?” continue lendo que neste breve artigo, vamos explicar tudo para você entender como agir.
O que você quer ler primeiro? ↴
O que é uma notificação extrajudicial?
Notificação extrajudicial é um aviso ou comunicação que é enviado a uma pessoa para que ela tome conhecimento de uma situação ou faça algo. Em geral, esse documento tem o mesmo efeito de uma notificação judicial, mas é menos formal e mais rápida de ser realizada.
A notificação extrajudicial pode ser utilizada, por exemplo, para solicitar o pagamento de algum débito em aberto, informar uma futura ordem de despejo para desocupação de imóvel, informar as consequências de algum ato em específico, dentre outros.
Desse modo, ela representa o interesse da uma pessoa ou empresa em resolver o problema de maneira amigável. Além disso, ela é bem mais econômica do que um processo judicial. Por isso é amplamente utilizada.
O que pode acontecer ao receber?
Se você recebeu uma notificação extrajudicial, primeiramente deve procurar a instituição ou pessoa que o notificou para entender a situação ou buscar um acordo. Caso o recebedor não tome nenhuma ação, o credor pode ir à justiça solicitar o que foi reclamado.
Entretanto, caso a cobrança seja indevida, você poderá reunir os dados necessários para comprovar o pagamento: extratos bancários, comprovantes e afins.
É importante frisar que a notificação extrajudicial é como uma carta que atesta o seu conhecimento sobre a dívida em questão e pode ser utilizada como prova em um futuro processo judicial.
De uma forma ou de outra, é sempre recomendado procurar um advogado para que você obtenha a orientação necessária sobre o assunto.
Notificação extrajudicial por SMS é válida? E por e-mail?
A notificação extrajudicial por meios digitais, seja por SMS ou e-mail, é válida desde que esteja previsto em contrato assinado pelas partes. Entretanto, para alguns tribunais será necessário que se comprove o recebimento desta para que o aviso seja efetivo.
Porém, tome cuidado. A notificação via SMS, por exemplo, pode representar uma tentativa de golpe. Por isso, sempre que receber uma comunicação neste formato, entre em contato com a empresa ou pessoa que o notificou para apurar os fatos.
Qual o prazo para responder notificação extrajudicial?
Não há um prazo único definido pela lei para a resposta de uma notificação extrajudicial. Entretanto, é comum o notificante inserir um prazo para resposta no documento que começa a contar do recebimento da notificação, é ele que deve ser observado.
Portanto, leia o documento e fique atento às informações que constam nele. Assim, você poderá agir da melhor forma possível.
Lembre-se sempre de procurar ajuda profissional de um advogado caso as dúvidas persistam.
O que acontece se não responder?
Caso o notificado não responda dentro do prazo estabelecido, então a notificação extrajudicial pode ser utilizada como prova em um futuro processo judicial, ou seja, o notificante poderá entrar com um pedido na justiça para que receba o que pede no documento.
Portanto, a melhor alternativa ao receber um documento como este, é entrar em contato com a empresa ou pessoa que emitiu a notificação para resolver o problema de maneira simples e amigável.
“Recebi uma notificação extrajudicial”: ainda tem dúvidas sobre o que fazer? Então deixe um comentário na caixa abaixo que responderemos o mais breve possível.
Esse conteúdo foi útil?
Roberto de Freitas é Advogado, inscrito na OAB pelo nº 46.632 e atualmente é o responsável pela política editorial desta plataforma. Escreve sobre direito há mais de 5 anos e possui ampla experiência no ensino.