Ganhar um atestado na folga pode gerar muitas dúvidas nos trabalhadores, e hoje vamos esclarecer todas elas.
Desse modo, se você é profissional do RH e não sabe como proceder nesses casos, ou é empregado e quer saber o que fazer se seu atestado coincidiu com a folga, terá mais clareza sobre o assunto.
Além do mais, também vamos tratar sobre:
- O funcionamento do atestado médico;
- O que acontece se o atestado acaba logo antes da folga;
- Um atestado pode prejudicar o descanso de quem trabalha 12 x 36?
- e muito mais.
Por isso, leia até o final, pois essas dicas poderão ser muito úteis a você.
O que você quer ler primeiro? ↴
Como Funciona o Atestado Médico?
O atestado médico é um documento emitido por um profissional de saúde. Assim, esse documento confirma a existência de uma patologia ou condição que impossibilita o paciente de cumprir com suas obrigações profissionais ou cotidianas por um período de tempo determinado.
Se o empregado precisar se ausentar por motivos de saúde, mesmo que não seja uma emergência, pode solicitar um atestado de um dia. Porém, o tempo de vigência vai durar conforme a avaliação do profissional da saúde.
O atestado médico cobre folga e é um direito do paciente garantido por lei, desde que seja emitido com todas as informações necessárias e dentro dos padrões éticos e profissionais.
Recebi um atestado na folga, o que acontece?
Se você recebeu um atestado médico durante sua folga, saiba que não há um impacto direto em seu trabalho e em seu salário. No entanto, é importante informar seu empregador sobre o atestado e enviar uma cópia para o departamento responsável da empresa.
Isso pode ser importante caso ele precise providenciar alguma cobertura ou atualização em seus registros de saúde. Além disso, é importante guardar uma cópia para se precaver caso o RH alegue que o atestado perde folga.
E se o atestado acaba um dia antes da folga?
Se o atestado médico acabar um dia antes da folga, o funcionário deverá retornar ao trabalho no dia em que o atestado terminar. Desde que esteja em condições de trabalhar, caso contrário, deve solicitar uma extensão do atestado médico junto ao médico responsável.
É importante ressaltar que o não cumprimento das obrigações de trabalho, mesmo que em um dia, pode resultar em sanções disciplinares, como advertências e até demissão por justa causa.
Em contrapartida, muitas empresas alegam que, com atestado perde a folga da semana, o que não é verdade.
Atestado perde a folga 12×36?
Não. Afinal, se o empregado não está em condições de trabalhar, ele tem o direito de justificar sua ausência por meio de um atestado médico, seja lá qual for sua escala de trabalho.
Médico pode dar atestado no domingo?
Sim, um médico pode emitir um atestado médico em um domingo, se estiver disponível para consulta no momento. No entanto, isso pode depender da localidade e das leis em relação a atestados médicos.
Apesar de poder haver diferenças nas regras para a dispensação de atestados pelos profissionais de saúde, o atestado emitido no domingo vale tanto quanto o de qualquer outro dia da semana.
Esse conteúdo foi útil?
Karla Camacho é Servidora publica municipal e estudante de Direito na Universidade Veiga de Almeida. Possui experiência na área imobiliária e divide seu tempo hoje entre os estudos da lei, a redação para a internet e a atuação profissional na área administrativa.