Por que a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS?

Foto do autor
Karla Camacho

Neste artigo vamos mostrar os possíveis motivos de porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS.

Assim, se você recebeu demissão sem justa causa e até agora o valor não apareceu na sua conta, você compreenderá o que pode ter acontecido e o que fazer agora.

Além disso, também vamos falar sobre:

Assim sendo, não deixe de acompanhar até o final para ficar por dentro de tudo e saber como correr atrás dos seus direitos.

O que é a multa rescisória e quando ela é devida?

Multa rescisória é um valor que se paga ao trabalhador que tem uma demissão sem justa causa. Esse valor corresponde a 40% do montante que se acumulou pelos depósitos do FGTS durante o tempo em que o segurado trabalhou com carteira assinada.

Por exemplo, se quando você recebeu demissão tinha 2 mil reais em sua conta do Fundo de Garantia referente àquele emprego, tem direito a uma multa rescisória de 800 reais.

Por isso, é muito importante se informar sobre o que é a multa rescisória para poder fazer valer o seu direito no momento da demissão.

A multa de 40% do FGTS aparece no extrato?

Sim. Depois de ocorrer o depósito e o valor ter um registro pelo sistema, a multa de 40% aparece no extrato do FGTS. Desse modo, você pode consultá-la com o cartão cidadão nas agências da Caixa, ou pelo aplicativo do FGTS.

Aliás, esse app é gratuito para Android e IOS e, além de mostrar se a multa rescisória já caiu, também permite que você acompanhe os depósitos mensais do fundo de garantia feitos pelo empregador.

Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS?

Pode ser que seu antigo patrão ainda não tenha depositado o valor da multa. Afinal, por lei, o empregador tem um prazo de 10 dias a partir do último dia de trabalho do funcionário demitido para depositar o valor da multa.

Além disso, após o depósito ocorrer, pode levar alguns dias para que o valor apareça no sistema. Por exemplo, muitas vezes o FGTS pago não consta no extrato, e só aparece depois de um tempo.

Aliás, você poderá sacar sua multa rescisória junto com o saldo FGTS para, então, dar entrada no seguro-desemprego.

Sendo assim, aguarde o prazo expirar, e consulte o saldo pelo app ou em uma agência da Caixa.

Multa do FGTS não caiu, e agora?

Se a multa do FGTS não caiu e o prazo para o empregador pagar já se esgotou, você precisa conversar com um advogado trabalhista.

Afinal, esse é um direito seu. Caso não paguem a multa, você não poderá dar entrada no seguro-desemprego. Portanto, antes que seja tarde demais, é muito importante que você busque amparo jurídico.

Agora que você já sabe os possíveis motivos de porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS, faça valer os seus direitos caso eles sejam desrespeitados.

Esse conteúdo foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu Feedback!

Este conteúdo é apenas informativo e não substitui o auxílio de um profissional. Em caso de dúvidas, procure sempre um advogado.

Deixe um comentário

Direito e Leis - Todos os direitos reservados. Em caso de dúvidas, consulte a nossa política de privacidade.

Share via
Copy link