Estou com 4 parcelas em atraso do veículo: o que pode acontecer?

Foto do autor
Karla Camacho

Se você está nervoso pensando no seu financiamento e com a seguinte dúvida: “estou com 4 parcelas em atraso, e agora?”, neste artigo tentaremos esclarecê-la abordando os possíveis cenários e saídas desta situação.

Mas, claro, o auxílio e orientação de um advogado será sempre necessário.

No fim, você saberá:

  • Com quantas parcelas o veículo pode ter busca e apreensão?
  • Vou receber uma notificação extrajudicial antes de ter meu veículo apreendido?
  • O que fazer depois de receber a notificação?
  • E muito mais.

Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nada importante.

O que acontece se não pagar financiamento de veículo?

O banco pode entrar com uma ação para tomar o bem. Dessa forma, se você não está conseguindo honrar com as prestações do financiamento, o ideal é procurar a instituição credora e tentar uma negociação antes que seja tarde.

No entanto, em caso de você não pagar financiamento de veículo, o banco é obrigado a notificá-lo antes de tomar qualquer atitude.

Quantas parcelas atrasadas dá busca e apreensão de veículo?

Não existe um número mínimo de parcelas em atraso necessário para que a financiadora possa entrar com pedido de busca e apreensão.

Na verdade, por lei, o banco pode pedir que o veículo seja apreendido no dia seguinte ao vencimento da primeira parcela.

No entanto, isso raramente acontece e, geralmente, o banco entra em contato para tentar uma negociação amigável após as parcelas atrasarem.

Estou com 4 parcelas em atraso, o que fazer?

Você precisa entrar em contato imediatamente com a instituição credora para negociar. Com 4 parcelas em atraso, é bem provável que seu veículo já esteja com mandado de busca e apreensão.

Aliás, se for o caso, é necessário buscar a ajuda de um advogado, pois depois que o bem é apreendido fica bem mais difícil reavê-lo.

O que diz a nova lei de busca e apreensão de veículos?

A nova lei de busca e apreensão diz que após ser notificado, você tem 5 dias para quitar os débitos. Então, depois de decorrido o prazo, os representantes legais da instituição credora entrarão com uma ação para retomar o bem.

Isso significa que eles poderão ir até sua casa com um mandado para levar o veículo e devolvê-lo à financeira.

Se o caso chegar a esse ponto, você precisa recorrer a um advogado para tentar reaver o bem. Afinal, após 15 dias da busca e apreensão, a financeira pode mandar o veículo para leilão e você não poderá mais tê-lo de volta.

Comprar carros com financiamento atrasado é perigoso?

Depende. Afinal, se você fizer o famoso “contrato de gaveta” com o antigo proprietário, pode acabar perdendo dinheiro.

Isso porque, legalmente, o financiamento está no nome dele. Portanto, o bem pertence a ele.

Desse modo, se você quitar os débitos sem fazer a transferência do financiamento, corre o risco de que o dono não honre com a palavra e reivindique o direito de ficar com o veículo ao fim das parcelas.

Portanto, não confie em contratos informais ou verbais se for comprar carros com financiamento atrasado. Ao invés disso, faça a transferência da dívida para seu nome junto à instituição financeira.

Esse conteúdo foi útil?

Sim
Não
Obrigado pelo seu Feedback!

Este conteúdo é apenas informativo e não substitui o auxílio de um profissional. Em caso de dúvidas, procure sempre um advogado.

Deixe um comentário

Direito e Leis - Todos os direitos reservados. Em caso de dúvidas, consulte a nossa política de privacidade.

Share via
Copy link